Área Educativa

 

Estimados Pais e Encarregados de Educação,

Neste ano letivo 2016 – 2017 vivemos a graça do final do Ano Santo da misericórdia e, com o primeiro Ciclo, faremos a experiência de uma peregrinação, passando pela Porta Santa da nossa Zona, em S. Domingos de Rana. Animemo-nos a viver esta oportunidade de olharmos bem dentro de nós e percebermos mais uma vez a Luz que vem do encontro com Deus e depois coloquemo-la bem visível, partilhando com todos a paz e a alegria que a fé acende em nós. Este é um gesto e uma oportunidade para, como comunidade educativa, reacendermos o dom que Deus colocou em cada um e particularmente o dom do Batismo para os que são cristãos, tal como escreve S. Paulo a Timóteo: “… recomendo-te que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de bom senso. Portanto, não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor…”( 2 Tim 6-8)

Em Portugal, no respeito pela diversidade cultural e religiosa do nosso país, viveremos o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Como escola aprofundaremos a vida e a espiritualidade do Francisco e da Jacinta para vivermos hoje, como cidadãos ativos e bons cristãos. O Anjo de Portugal e Nossa Senhora de Fátima acenderam no coração dos pastorinhos uma força que os tornou missionários do Amor de Deus a ponto de a Jacinta dizer: “tinha cá dentro uma coisa que não me deixava ficar calada”. Como os pastorinhos vamos levar a Luz da fé, do amor e da paz, escutando os apelos de Nossa Senhora primeiro em Caná da Galileia: “Fazei o que Jesus vos disser” (Jo 2,5) e depois em Fátima de outra forma: “Não ofendam mais a Deus nosso Senhor…” (13 Outubro de 1917)

Que este novo ano traga mais paz a cada família.

Contem sempre com a oração da comunidade FMA desta Casa.

 

Obrigada por terem escolhido fazer parte desta família. Sempre estarão no coração dos educadores docentes, não docentes e, particularmente, na oração das 17 Irmãs da comunidade FMA. Com estima e amizade,

 

Cascais, 24 de setembro de 2016

A Diretora

Ir. Fernanda Luz Rosa