Sobre Nós

A entidade titular do Semi-Internato/Externato de Nossa Senhora da Assunção é o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas. Destina-se a alunos do Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e ATL.

Como Escola Salesiana, a sua Missão assume características específicas ao inspirar-se no carisma e herança deixados por S. João Bosco e Santa Maria Mazzarello.

Este carisma apresenta uma pedagogia educativa – O sistema preventivo na sua tríplice dimensão: Razão, Religião e Amor.

Perspetiva cultural (razão) – ajudar o educando a compreender o fundamento e motivação de quanto se lhe propõe e exige;

Perspetiva evangelizadora (religião) – fundamentada no princípio de uma educação global que atende à educação em todas as suas dimensões, orienta e educa a criança e o jovem à Fé na Pessoa de Jesus Cristo, na Sua Mensagem e na vida da Igreja;

Perspetiva social e comunitária (amabilidade) – a relação que se estabelece entre o educador e o educando deve ter por base o afeto, de acordo com a expressão de S. João Bosco:”Que os jovens sintam que são amados”.

D. Bosco, no séc. XlX, apresenta deste modo, a sua síntese educativa: Educar o jovem para que seja bom cristão e honesto cidadão.

Podemos ainda acrescentar que este carisma:

- Promove o sentido da festa e da alegria do teatro, recreios, jogos, desporto na convicção de que são atividades que permitem não só a distensão, mas também como são ocasiões propícias para potencializar qualidades, criar amizade e dar espaço à alegria de viver;

- Baseia a Missão educativa no afeto que se dá e recebe entre todos os membros da comunidade, procurando que a relação educador - educando não se limite ao espaço aula, mas se alargue para outros espaços, num ambiente de alegria, amizade e confiança.

 

www.salesianas-por.net/fundadores.html